{{form}}
O relatório de estágio supervisionado é o documento pelo qual os orientadores irão avaliar a experiência do estudante no desenvolvimento do estágio, a importância desse trabalho para demonstrar não somente as práticas que o aluno aprendeu, mas também situações que ele resolveu, e toda a carga profissional prática que ele desenvolveu.
Nesse relatório de estágio supervisionado de administração, por exemplo, o estudante poderá narrar as atividades administrativas que aprendeu na prática, a gestão da empresa, a situação prática que resolveu. Além disso, poderá trazer um pouco mais de informações sobre a empresa que atuou e o apoio que deu para auxiliar na necessidade dos clientes e do mercado como um todo.
Como sabemos, as relações das atividades práticas se destoam da atuação teórica aprendida durante o decorrer do curso. Sendo assim, o estágio supervisionado é uma importante ferramenta para que o aluno tenha contato com o conteúdo dos negócios de maneira mais real.
A primeira coisa que o autor deve ter em mente antes de confeccionar o relatório administrativo é que tópicos ele deseja inserir no texto. Isso porque, a estrutura de um relatório de estágio não é fixa, podendo variar de acordo com o tema e as atividades desenvolvidas.
Sendo assim, desde que respeite a estrutura básica do trabalho, os pontos que irá inserir no relatório poderá ficar a cargo do autor, ou conforme a solicitação da instituição de ensino. Dessa forma, uma primeira parte para se ater, é se o curso faz algum requerimento próprio que deve constar no relatório de administração, caso tenha requerimentos, o autor deverá segui-los. Os demais pontos de atenção para criação são os listados abaixo.
Nesse momento dos relatórios, os autores deverão realizar a passagem de informações sobre o que será tratado nos documentos. Descrevendo quais os objetivos, os serviços desempenhados pelo autor, um pouco da história da empresa também é possível de ser narrada. Dessa maneira, um pequeno exemplo de parte introdutória seria:
“A empresa XY é uma Startup nova no mercado de tecnologia, que veio com a proposta de popularizar os equipamentos tecnológicos, demonstrando que sim, a inteligência artificial não somente é possível, como também pode ser acessível. A missão da empresa é transformar vidas e acreditam que a tecnologia é a chave para isso. Como aluno do curso de Administração, estagiei no setor financeiro da empresa e no decorrer do desempenho das minhas funções pude aprender e agregar conhecimento para a XY…”
A introdução serve para contextualizar sobre a área do relatório, sobre as empresas e um pouco mais do que será discutido no trabalho.
No desenvolvimento é o momento de fato de narrar suas atividades do estágio. Descreva cada tarefa realizada e o que foi possível aprender com ela, bem como, se possível narre suas atividades e situações em que teve que lidar com alguma situação em que não estava em seu cronograma. Exemplo, um atendimento em que você teve que resolver a situação, uma outra atividade ou trabalho que não estava em seu escopo, mas que você conseguiu encontrar a solução, todos esses detalhes valem ser mencionados.
Assim, no desenvolvimento mencione:
O desenvolvimento é o momento de trazer toda a narrativa da experiência vivenciada pelo autor. Sendo assim, descreva cada atividade, o que você conseguiu aprender com ela e o porque foi importante desempenhá-la.
Finalize descrevendo a bagagem de experiência que você irá carregar daquele período em que ele agregou em sua vida profissional, em como o período de estágio serviu para auxiliar você com relação a parte profissional. Descreva quais foram seus objetivos alcançados e o aprendizado geral que você teve com a situação.
Ademais, descreva sobre como o período serviu para demonstrar a diferença entre a parte teórica e a parte prática da administração. Possibilitando que através do período de estágio você conseguisse ter um contato melhor com a profissão, bem como, em como esse período de estágio servirá para sua trilha dentro do curso, em que aquela experiência, mesmo que prática, ajudará dali por diante nas tarefas do curso de administração.
O relatório não se trata de um trabalho com uma formatação padrão, como um artigo outros exemplos. Todavia, alguns fatores devem ser evitados para que a qualidade do trabalho se mantenha, principalmente levando em conta que a matéria de estágio supervisionado é obrigatório é diversas instituições de ensino e é necessário a obtenção de uma boa nota no relatório para obter o grau de bacharelado dos acadêmicos.
{{fazer_table}}
A importância de exemplos práticos do estágio para a vida do acadêmico é demasiada necessidade para seu desenvolvimento completo. Isso porque, a teoria aprendida por ele durante o curso, fica muito aquém do que verá na vida prática das empresas. Dessa forma, o estágio serve para aproximar os autores da realidade que estes enfrentarão na formatura, ofertando um pouco do que verão no exercício de suas funções.
Tal atuação é de extrema importância para os acadêmicos, pois é a chance de conhecer melhor o setor e as práticas exercidas no atendimento e gestão dos negócios. Sendo assim, um relatório de estágio supervisionado de administração pronto é uma importante tarefa e neste vídeo, você verá como elaborá-lo por completo.
O relatório de administração ou de qualquer outro tema, não se trata de uma produção complexa. Todavia, algum apoio pode ser necessário na realização do documento, como um guia para elaborá-lo com qualidade. Dessa maneira, você poderá contar com o auxílio de profissionais para ajudar nesse tipo de informações, especializados não somente em relatório, como em artigos e demais trabalhos.
O relatório da administração deve conter fragmentos de partes que são importantes para o documento, a exemplo das tarefas desempenhadas pelo estagiário. Assim, ele deverá colocar no tópico as atividades que ele desempenhou, descrevendo um pouco mais sobre elas, bem como, descrevendo o que aprendeu com essas situações, quais dúvidas conseguiu auxiliar no segmento, qual fonte buscou para retirar essas dúvidas, as técnicas utilizadas e demais referências para a realização desse estágio. O objetivo é descrever quais conhecimentos práticos ele obteve ao enfrentar determinados problemas que não seriam encontrados no meio acadêmico.
É possível desempenhar várias funções nesse ambiente, como protocolo de documento, atendimento no balcão de informações, criação de documentos e relatórios, juntada de peças, auxílio ao setor financeiro com conferimento de estoques, relatório de pedidos e demais trabalhos. Tudo irá depender de quais experiências os acadêmicos estão necessitando.
Caso seja necessário mencionar a empresa no relatório de estágio supervisionado, aproveite o espaço para narrar um pouco a história da empresa e o desenvolvimento desta, porém de maneira sucinta, tendo em vista que, para as universidades o que importa são as experiências vivenciadas pelo estudante com os outros profissionais no desempenhar dos serviços.
Na opção de RH, o estudante estagiário poderá desempenhar várias funções no ambiente, partindo desde do controle do sistema de pontos dos funcionários, até mesmo o planejamento de seletivas, entrevistas, controle de folhas de pagamento e muito mais. Um dos objetivos do estágio é a preparação do estudante para a vida profissional que virá com a formatura, sendo assim, desempenhar a prática de funções dos profissionais com a supervisão destes faz parte da rotina do mercado.
Depende da área e das funções desempenhadas. No entanto, tal documentação costuma ter uma estrutura base simples, contando com uma introdução, um desenvolvimento narrativo e uma conclusão. Sendo assim, algo em torno de 15 a 20 páginas é suficiente para a narrativa. Podendo até mesmo ter menos páginas no trabalho.