{{form}}
Como o próprio título diz, um modelo de relatório técnico científico é bem diferente de um trabalho acadêmico comum. O centro das atenções aqui é o resultado dos trabalhos realizados na parte científica, ou seja, um pdf completo envolvendo resultados e tabulações de dados que fazem sentido para um pesquisador da área de exatas.
Um bom exemplo de relatório técnico é a lista de índices de uma determinada substância ao longo do tempo. Este tipo de resultado é apresentado em uma tabela, todos os relatórios seguem o mesmo padrão, e nesta tabela estará descrita a relação entre a parte dos resultados e aquilo que foi inicialmente proposto.
Um relatório técnico científico tem características específicas que um TCC ou uma tese não contemplam. Para serem enquadrados nesse grupo, além do curso trazer essa necessidade, a própria pesquisa deve ter um caráter mais relacionado às áreas exatas. Um relatório técnico nas normas da abnt deve conter os seguintes elementos:
{{table_3}}
Qualquer modelo de relatório científico deve seguir toda a ideia do autor ou pesquisador responsável. Apesar disso, o desenvolvimento do trabalho tem um papel extra: seu conteúdo precisa estar organizado de acordo com o padrão dos relatórios em geral. Naturalmente há variações, porém uma pesquisa padrão deve ser organizada da seguinte forma:
Seguindo a estrutura acima, o seu relatório técnico científico estará dentro dos padrões e, sendo assim, será aceito na comunidade acadêmica de professores e alunos como um todo. Algumas seções não são obrigatórias - se não for o caso - e por isso não se atente a este tipo de detalhe.
Mantenha o foco no conteúdo do seu relatório técnico científico e isso fará com que a qualidade do mesmo seja garantida. A aprovação será uma combinação entre o padrão do relatório e a relevância do tema.
Um relatório técnico científico deve apresentar a pesquisa com organização e transparência por parte do pesquisador. Além das normas da abnt, há outras dicas que podemos dar a respeito do assunto. Confira:
{{fazer_table}}
Para complementar seu estudo, veja esse vídeo com exemplos de relatório técnico e dicas importantes sobre o assunto, que separamos para você:
A rotina do dia-a-dia pode ser pesada e um relatório técnico pronto no word pode parecer uma missão longa e difícil. Por isso estamos aqui para lhe ajudar. Conte com nossos profissionais especializados que estão prontos com relatórios técnicos, entre outros modelos. São pesquisadores, acadêmicos, professores e escritores com experiência, e utilizando o formulário abaixo, você pode receber todas as informações por e-mail, no seu conforto, a qualquer momento.
Uma vez que o seu objetivo é relatar e detalhar de forma organizada, clara e concisa, os resultados de uma análise exata com foco na área em questão, cada informação deve estar em seu devido lugar. De modo que a redação agrupe os dados adequadamente, é importante respeitar as etapas do trabalho: plano inicial, coleta dos dados ou do material, análise técnica e revisão da investigação.
Muitas vezes substituindo o TCC - a depender do conteúdo do curso e das pesquisas ou trabalhos que se aplicam - este tipo de documento visa expor as conclusões da pesquisa por meio de tabelas, gráficos, listas, texto e estatísticas, a fim de fazer a apresentação dos processos, objetivos, e origem do trabalho de acordo com a execução das análises realizadas.
Qualquer relatorio científico pronto traz a forma que o autor apresentou os fatos, fez a formatação e demonstrou, com exemplos e resultados, como se desenvolveu seu estudo. O conceito de relatório técnico pode ter todo tipo de informação, entretanto, principalmente deve conter os números em sua estrutura, organizados em tabelas, gráficos, e, se for o caso, listas de dados.
Além de estar de acordo com as normas da ABNT, o que é primordial, um relatório científico deve apresentar em sua estrutura a descrição do trabalho ou da pesquisa realizada, os métodos ou a abordagem realizada para a execução de tal, a execução cronológica dos fatos e as suas relações com o conteúdo e, por fim, a organização das informações, dados do estudo, e conclusões.